Mundo mundo vasto mundo: Portugal

Esse post eu estava devendo para meus amigos há anos um tempo. 
Ele contém meu roteiro em Portugal, esse país que eu nunca pensei em conhecer e acabei me apaixonando perdidamente.

Obviamente, esses são os lugares que eu conheci e recomendo pros meus amigos irem também. Não sou guia de turismo, então tudo aqui é bem pessoal e pode nem ser o tipo de rolê que você gosta. rs

Começando por:

Lisboa  
Provavelmente, uma das minhas cidades preferidas do mundo (e daí que eu não conheço tantas assim? me deixa). Sempre que piso em Lisboa há dois lugares que eu tenho que ir quase no mesmo dia: o Terreiro do Paço e o Castelo de São Jorge.

teve até arco-íris nesse dia rs


O Terreiro do Paço é onde fica a Praça do Comércio. Historicamente, foi nesse lugar que o rei D. Carlos e o seu filho, o Príncipe Real D. Luís Filipe, foram assassinados em 1908. Mas é meu lugar preferido para sentar e ficar admirando o Tejo. Tem vários restaurantes em volta da Praça. Um deles se chama Nosolo Italia (também tem um desse perto da Torre de Belém) e eles vendem o melhor risoto de camarão que eu já comi na vida. Se você gosta, tem que experimentar! O prato dá pra dividir em duas pessoas tranquilamente e se o Nosolo ver esse post e quiser me dar um vale pra comer o risoto de graça eu aceito.

Tá vendo ali na foto um Arco? É o Arco da Rua Augusta.
Dá pra subir nele (tem que pagar), mas eu não acho que vale taaaanto a pena assim. Na verdade, eu não acho que valha a pena subir em nada que tem em Lisboa, incluindo o Elevador de Santa Justa. Porque nada vai ter uma vista melhor do que a que se tem quando você vai ao Castelo de São Jorge ou aos Miradouros em Alfama.

Mas voltando ali no Arco...
Passe por debaixo dele e vá em linha reta pela Rua Augusta. Tem muita coisa ali legal, incluindo a sorveteria Amorino - que vende o sorvete em forma de flor. Funciona assim: você escolhe o tamanho do sorvete (P, M, G) e daí pode colocar TODOS OS SABORES que quiser. Cada sabor vai ser uma "pétala".

dá pra ver o vício pela quantidade de fotos no local

Depois da Amorino você vai chegar à Praça Dom Pedro IV. Indo para a direita, fica a Praça da Figueira. Nessa praça você encontra os ônibus de city tour da Yellow Bus. São aqueles ônibus de turismo ao estilo hop on hop off - aquele em que você desce em algum ponto turístico e depois pega o ônibus seguinte para ir em outro lugar. Eles tem vários roteiros/preços. Eu gosto muito desse tipo de passeio porque tem o fone de ouvido onde você vai ouvindo a história dos lugares e porque às vezes eu fico com preguiça de andar. rs Mas dá pra fazer tudo de metrô, de ônibus e a pé? Dá. Mas fica a dica se você quiser ter um panorama legal da cidade de uma vez só. rs

Na Praça da Figueira tem um ônibus que leva direto para o Castelo de São Jorge (o 737 - Castelo). Você pode ir a pé, mas já aviso que é uma subidaaaaa que nossa, nem sempre eu tô disposta não. rs 
O Castelo de São Jorge é o meu lugar preferido em Lisboa. Recomendo que você vá mais a tarde, pra tentar pegar o pôr-do-sol. Melhor vista da cidade? Sim! 

aaaaaah!

Lisboa dá pra conhecer muita coisa a pé mesmo porque tudo é meio próximo. Mas também tem bastante linha de metrô e ônibus (que chama autocarro). Compre um bilhete pra ir carregando conforme você usa pois é mais fácil e mais barato. Ele vai valer para metrô e ônibus.

Algumas dicas de lugares pra andar:

Andando ali pela área da Rua Augusta você chega na Rua Garrett, onde fica a Livraria Bertrand - a livraria mais antiga do muuuuundo. Próximo dali fica o Café Brasileiro, que tem a estátua do Fernando Pessoa na frente (pq ele frequentava esse lugar) e os Armazéns do Chiado.

Da Estação Santa Apolónia você chega no Panteão Nacional. De terça e sábado ali ao lado ocorre a Feira da Ladra, uma feira de antiguidades que acontece na rua mesmo. Subindo você chega em Alfama, talvez o bairro mais famoso de Lisboa, cheio de casas com varal nas janelas e fado tocando pra todo lado. Subindo mais um pouquinho você chega no Miradouro da Graça, que tem uma vista lindona também - e daqui você enxerga o Castelo.

Se seu negócio é comprar roupa, indico a Primark, que fica no shopping Colombo (estação Colégio Militar). Sempre que vou lá compro meias (hahaha), toucas e camiseta básica. A Primark é uma loja barata, então sempre está cheia. Mas com paciência dá tudo certo. Já comprei duas malas por lá e achei que pelo valor compensava, mesmo convertendo o euro em real.

Em Portugal dá pra comer bem sem gastar muito. Sopa é muito barato, por exemplo. Risole de camarão também tem um preço ok. O que nós chamamos de bolinho de bacalhau, em Lisboa, se chama pastel de bacalhau. Lembra da Rua Augusta? Lá tem uma loja que vende bolinho de bacalhau recheado com queijo Serra da Estrela que olha... eu nem gosto tanto mas esse negócio é bom demais. Mas enche, tá? Eu comi antes do almoço e fiquei sem apetite por um tempinho. Aliás, se você gosta de bacalhau, se joga! rs Você vai encontrar aos montes. Salmão também.

Tem uma rede de padaria lá muito famosa (todo canto tem uma) que chama A Padaria Portuguesa. Eles vendem uns combos de comida que tem um precinho camarada. Recomendo o pão de Deus que é um pão doce muito, muito gostoso! A queijadinha também é bem boa!

Sobre os patéis de nata, atenção: pastel de nata é o doce, pastel de Belém é um nome registrado e esse só se vende na loja Pastéis de Belém. Se você pedir pastel de Belém em qualquer outro lugar, vão mandar você ir até Belém (é sério). O doce é o mesmo? Na teoria é. Mas eu realmente acho que o de Belém é mais gostoso do que os outros...

Falando nisso, ir a Belém vale pelo menos um diazinho. Eu começaria pela Torre de Belém, depois o Padrão dos Descobrimentos e então o Mosteiro dos Jerónimos. Maaaaaas, pessoalmente, eu não acho que compensa entrar nos dois primeiros. A Torre eu achei claustrofóbica e o Padrão achei sem graça. Já o Mosteiro eu recomendo fortemente! É incrível! Vale muito a pena entrar e ver tudo ali dentro com calma. No primeiro domingo de cada mês, alguns locais tem entrada gratuita, então dá uma pesquisada pra confirmar e montar seu roteiro.

No caminho entre o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, você pode fazer uma pausa e passar nos Pastéis de Belém. É ao lado do Mosteiro. Com certeza vai ter uma fila na porta, mas nem esquenta: é fila para comprar e levar. Entrando no restaurante você vai achar mesa pra comer com calma. Vá andando pelos salões vendo se tem alguém saindo para pegar a mesa, mas se estiver tudo cheio, no último salão eles formam uma fila e te arrumam um lugar se você aguardar.

Outro lugar que é bem legal de ir, principalmente se você tiver criança, é o Oceanário. Eu não tenho criança e fui lá duas vezes. rs Não é muito barato, confesso, mas se você fizer o city tour, dentro do ônibus você encontra um caderninho/bloquinho com descontos em atrações. Esses descontos valem por pessoa, então se você estiver acompanhado pegue mais de um desses bloquinhos - um por pessoa.

Caso você vá ao Hard Rock Café que fica na Avenida da Liberdade, aceite meu conselho: coma a torta de maçã. Às vezes eu sonho com esse doce. Na Starbucks em Portugal existia uma cheesecake de doce de leite que também era incrível (e obviamente, bem mais barata do que ir ao Hard Rock Café), mas da última vez que estive em Lisboa (em 2019) não tinha mais. Fiquei chateada? Fiquei. Mas acontece...

Sintra
Talvez um dos lugares mais fofos do mundo? Provavelmente.
Para chegar à Sintra saindo de Lisboa é bem facinho: você pega o comboio (trem) na Estação do Rossio ou na Estação Oriente. Leva uns 40, 50 minutos a viagem. Eu gosto de ir de manhã e ficar até o final da tarde.

Saindo da estação em Sintra você pode ir pro centro a pé. Não recomendo city tour ali pois lá você vai ter o Scotturb (uns ônibus branco) que é o transporte público da cidade. Eles fazem o mesmo percurso que o city tour, mas beeeem mais barato. 

No centro da cidade você PRECISA comer travesseiro, num restaurante que chama Piriquita. Ele é o doce típico de Sintra e é muito, muito, muito gostoso! Se a Piriquita estiver fechada ou muito cheia, na mesma rua é só subir um pouco que você vai encontrar a Piriquita II. 


sim. isso é o tal do travesseiro

Em Sintra tem muito castelo e palácio. Não dá pra ver tudo de uma vez não. Se você só puder ir um dia, recomendo então que visite o Palácio da Pena porque é o mais lindo de todos! 

O Castelo dos Mouros é massa, mas eu (pessoalmente) acho um lugar difícil de andar, porque você vai pisar em ruínas/pedras e se pra subir é difícil, pra descer é pior ainda. Além deles tem o Palácio Nacional, Palácio Monserrate, Palácio Queluz e a Quinta da Regaleira. 

Ah!
Em Sintra tem uma bebida típica, que é a Ginja no copo de chocolate. É um licor que você bebe num (dããã) copinho feito de chocolate. Eu não bebo, então não sei dizer se é bom. rs

Cascais
Cascais é praia!
Pra ir de Lisboa, você pega o comboio na estação Cais do Sodré. 
Sempre que eu fui lá, eu só fiquei andando sem rumo mesmo. hahaha
Mas a cidade é muito fofa! 
Nunca pisei na água ali, mas todo mundo me diz que é beeeeem gelada. Já se prepara. 


quase todo mundo na areia pois água gelada

Na primeira vez que eu fui pra Cascais, encontrei minha prima e o marido dela. Eles estavam de carro e nos levaram para conhecer o Cabo da Roca. Não sei como você pode ir pra lá sem ser dessa forma, mas aaaaacho que deve ter um ônibus que faça o percurso pra lá. 

O Cabo da Roca é o "ponto mais ocidental de Portugal". É um lugar beeeeem alto, venta bastante, mas tem uma vista incrível! É citado em "Os Lusíadas" como o lugar "onde a terra se acaba e o mar começa”.

cuidado!
Aveiro
Eu conheci Aveiro ano passado e me apaixonei! Que. cidade. linda!
Peguei um comboio na Estação Santa Apolónia. Leva umas 2h30 pra chegar.

Aveiro é chamada de "a Veneza portuguesa" pois tem vários canais e barquinhos para fazer passeio.
Em um dia você vê tudo que tem lá, pois a cidade é bem pequenininha mesmo.

Saindo da estação de trem eu fui a pé em linha reta até o shopping e almocei ali. Depois dei uma volta pelo centro, fiz o passeio no Moliceiro (é o nome do barquinho rs), comi o doce famoso da cidade (ovos moles) e andei mais um pouco até a hora de voltar pra estação. 



oi!
Porto
Porto fica depois de Aveiro, então de Lisboa leva umas 3h de comboio. Também peguei na Estação Santa Apolónia.
Quando eu fui pra Porto, eu fui meio sem planejar nada e nem fiz o city tour. Só peguei um mapa num ponto de turismo e sai andando. rs Nunca me perdi fazendo isso, mas já acabei indo pro lado errado mais de uma vez? Com certeza. XD

Lá tem a Livraria Lello e Irmão - que tem mais de 100 anos e já ficou em terceiro lugar como "a livraria mais bonita do mundo". Se você é fã de Harry Potter, talvez já tenha ouvido falar desse lugar, pois ~dizem que a JK Rowling frequentava e que se inspirou ali quando começou a escrever a saga. Sei lá se é verdade, eu nem sou fã de HP. rs

Em todo caso, vale a pena a visita. 

No Porto a gente nem precisa falar sobre o vinho, né? Mas vou contar um segredo: compre os vinhos do Porto nos mercados mesmo. Você vai encontrar os que tem nas adegas por um preço bem mais em conta. rs Aliás, esqueçam as adegas. Tudo caro. Da primeira vez que eu fui pra Portugal, eu comprei um vinho verde pro meu irmão e paguei quase 10 euros na garrafa. No dia seguinte achei o MESMO vinho no mercado, por 3 euros. Pensa na dor no coração e o euro nem tava o preço de hoje em dia, não. rs

Quando eu conheci Porto, em 2016, se você fizesse um passeio no teleférico ganhava uma degustação em uma dessas adegas. Era só um golinho, mas fica aí a dica pela experiência.

o rio no Porto se chama Douro. é quase tão apaixonante quanto o Tejo de Lisboa. quase...

Ah! E uma coisa meio burra que aconteceu comigo... rs
Quando você chega no Porto, na verdade você chega numa estação chamada Campanhã. Ali, você vai pegar um metrô para a Estação São Bento - que é onde fica o centro da cidade mesmo. A sua passagem de trem te dá o direito à passagem de metrô, não precisa pagar nada, só ir pra plataforma. 

Mas quem tinha me dito isso? Ninguém. 
Quem ficou andando sem saber o que fazer? Eu mesma. 
Quem pagou um bilhete de metrô caríssimo sem necessidade? Nem preciso dizer...

Além dessas cidades, eu conheci Coimbra. Mas eu fui pra lá a trabalho então nem sei falar muito porque eu fiquei só uma manhã livre - deu tempo de andar até a Faculdade, mas não deu tempo de entrar na Biblioteca Joanina... :(

Enfim...
Eu adoro Portugal.
Se você tiver a chance, vale muito a pena conhecer!

Uma dica: tem muita ladeira em Portugal. Mesmo! Se chover, as ruas ficam lisas. Então use um sapato confortável e que não escorregue, só por garantia, ok? 

Outra dica: os portugueses são SUPER literais. Se você perguntar: "você pode parar na próxima rua?" o motorista vai responder: "sim" e vai passar direto. Porque poder ele pode, mas você não pediu pra que ele parasse de fato. rs Nesse post do buzzfeed tem uns exemplos disso que tô falando... 

Dica 3: não é bem uma dica, mas um aviso. Fique SEMPRE com seus bilhetes a mão, pois dentro dos comboios vai passar um fiscal para conferir. Em metrô não tem, porque pra sair você vai precisar passar novamente seu bilhete, mas nos comboios eles passam pelos vagões pra checar. Ano passado aconteceu de conferirem meu bilhete até dentro do ônibus, então não perca (se você pagou em dinheiro, fique com o comprovante que o motorista te entrega).

E a dica mais importante: não deixe de sentar um pouco para admirar o Tejo. Você vai se apaixonar igual aconteceu comigo... 

E tem como ser diferente? Não tem...

0 pessoas viram:

Postar um comentário

<< >>