O curso de verão da Sorbonne (Université d'été)

Resolvi fazer esse post pq eu fiz o curso de verão da Sorbonne nesse ano e quando estava procurando infos não tinha nenhum blog comentando, nem um vídeo no YT, ou um mísero tweet! Já tava achando que era tudo um golpe... 

Então, caso alguém esteja pensando em fazer, segue as minhas considerações sobre o assunto. Mas antes de qualquer coisa, você encontra as informações oficiais no site deles, obviamente: Université d'été | Sorbonne.

Não sei dizer se os cursos mudam a cada ano ou não, então vou falar do curso que eu fiz em julho.

ainda ganha caderno e ecobag rs

A Sorbonne (em Paris) tem um programa de cursos no verão que acontecem todo ano apenas em julho.
São dois tipos: 
– Cursos livres, com temas variados e que duram uma semana, com aulas pela manhã apenas (12h30 de carga horária no total);
– Cursos de francês, que duram 2 semanas, com aulas de manhã e a tarde (que duram de 40h a 60h de carga horária no total, dependendo do nível escolhido). Esses cursos vão do nível A1 até o C1, você escolhe qual quer fazer.

Eu fiz o curso livre, chamado cycle e optei pelo tema "Les classiques de la littérature française".
Em todos os cursos dos cycles, eles recomendam que seu nível de francês seja pelo menos o B1, mas ninguém vai fazer um teste contigo pra saber se você tá mentindo ou não. rs

Teoricamente, eu tenho o nível B2, mas talvez pela temática escolhida, eu tive um pouco de dificuldade nas aulas. Nesse curso que escolhi, cada aula foi de um século, então pensa: ouvindo sobre a literatura francesa do século XVI já não seria fácil em português, né? rs (mais de uma vez durante aqueles 5 dias eu me questionei sobre o que estava fazendo da vida...)

Aqui você encontra mais informações sobre cada cycle e também sobre o curso de francês.

Quanto mais cedo você se matricular, menor é o preço. Ele vai aumentando conforme vai chegando perto. Eu me matriculei em fevereiro/2022 e paguei 360 euros (que depois que converte ainda tem o IOF) – lembrando que compra internacional na Europa não parcela e vai à vista no cartão...

Não sei dizer se o valor muda a cada ano, por isso veja com calma o site deles que tem todas as informações direitinho e atualizadas.

Depois de se matricular, você irá receber no seu e-mail um tipo de "ingresso" que em todas as aulas você precisa apresentar para entrar na Universidade. Eu levei impresso, não sei se pode só apresentar pelo celular, mas todo mundo que vi entrando na mesma hora que eu também levou impresso.

As aulas são mais palestras sobre o assunto, os professores podem ou não te entregar umas folhas pra você acompanhar e no fim da aula sempre é aberto para perguntas.

A maioria dos alunos do meu cycle eram estrangeiros (muitos italianos, ingleses, japoneses e coreanos etc.) e os franceses mesmo eram a galera mais velha (idosos mesmo). Não sei se tinha algum brasileiro além de mim, pq eu chegava, assistia a aula e me mandava pq precisava trabalhar a tarde. rs Sem tempo para amizades. Mas na real a maioria do pessoal saía rápido também.

a carteira é de centavos

As aulas começavam sempre às 9h30 e terminavam meio-dia. Tinha uma pausa de 10/15 minutinhos ali por volta das 10h30 ou 11h (dependia do professor) e era o tempo de você pegar uma água e ir no banheiro. E todo dia entrava uma pomba na sala, juro. 
Na secretaria, você poderia pegar seu kit: uma ecobag, um caderno e um guia com informações sobre o curso. O que foi ótimo, pois foi onde eu descobri o endereço de onde seria a entrega dos certificados!
Sim! Tem certificado com direito a drink e canapés. Mas isso acontece em outro prédio, a algumas ruas da Sorbonne.


Eu gostei muito de ter feito esse curso, mesmo se o tema em si não seja algo que eu vá usar na vida. rs Mas recomendo muito pra quem quer dar uma destravada no francês e também se desafiar um pouco. Paris tem uma coisa que só pelo seu sotaque na hora de falar bonjour já sabem que você é estrangeiro e te dão um menu em inglês (aconteceu comigo), então foi bem difícil nos primeiros dias me jogar nisso sem vergonha e me recusando a responder em outro idioma (eu nem falo inglês, ia ser mais difícil ainda de me entenderem haha).

Ah! E uma dica sobre onde é a entrada certa... 
Quando você pega o endereço, ele te mostra a entrada da Universidade pela Place de La Sorbonne. Só que não é aí que você entra. 
Vire à esquerda, desça a rua até o número 17. No dia vai ter um segurança na porta conferindo seu ingresso, então não tem erro.

onde você acha que é a aula X onde realmente é rs

Também vale a pena chegar uns dias antes se você conseguir. Dia 14 de julho é feriado na França e a noite tem queima de fogos na Torre Eiffel. Foi lindo demais poder assistir! 

Em geral, gostei tanto da experiência que enquanto escrevia esse texto fiquei pensando em fazer outro curso lá daqui um tempo, quem sabe? rs

0 pessoas viram:

Postar um comentário

<< >>