A vida, meu bem

A vida, meu bem, é louca. Mas é boa.
Tem horas que você vai ter que respirar fundo pra não surtar, e vão ter horas em que você vai querer muito surtar e vai gritar. Ou chorar. Ou tudo isso junto. Se isso acontecer, tudo bem. É normal. Só não desconte nos outros e tudo ficará bem.

Também existirão momentos na sua vida em que você vai se cobrar muito.
Geralmente isso começa depois dos 18 anos. Ou depois dos 20. Ou assim que você tem um diploma da faculdade em mãos e não sabe o que fazer agora. Isso também é normal, acredite. E pode ser difícil de imaginar isso agora, mas se você for fazendo suas escolhas sem pressa, tudo vai se acertando ao longo do caminho. 

Mas, preste atenção: não se cobre tanto. Um pouquinho de cobrança como motivação é bom pra não ficar panguando enquanto o tempo corre, mas muita só vai te cansar e te deixar pra baixo. Quer dar um tempo de tudo? Dê. Tá confuso com suas escolhas e não quer decidir nada agora? Não escolha. Mas se você se descontrolar nas cobranças (ou deixar os outros te cobrarem all the time), vai passar a vida toda vivendo pra cumprir expectativas - e isso não é legal. Nadica de legal.

E sabe essa conversa de que você pre-ci-sa aproveitar todos os dias da sua vida e sair e se movimentar e viver e blablabla? Então. Tem dias que tudo que você realmente pre-ci-sa é de uma boa soneca no meio da tarde. E de chocolate quente. E de mais uma sonequinha no sofá intercalada com um filme. Não é o fim do mundo. E não é falta de vontade em ~viver~. É só sono e preguiça.

Ah! E esse papo de que a vida precisa ser vivida intensamente é besteira. A vida já é intensa. Às vezes mais, às vezes menos. Às vezes te tira o fôlego de felicidade, às vezes te tira o fôlego porque te deu uma voadora com os dois pés no peito. Mas ela vai acontecendo e te surpreendendo e te motivando e fazendo com que você vá se transformando no que você é - mesmo que ainda nem saiba quem é (e a gente nunca sabe antes dos 25. ou mais).


Claro que você vai querer ~dar uma agitada~ de vez em quando: vai se exercitar; se inscrever num curso de grego (vai saber?); fazer aulas de piano; viajar o mundo. E isso é bom também, mas não precisa ficar doido com essas coisas. Relaxe.

E, principalmente, não acreditem que sua vida só vai ser completa se você tiver 1. um cônjuge; 2. um trabalho maravilhoso; 3. filhos (ou seja, voce nunca pode ficar sozinho ou vai morrer, né?). A vida pode ser linda de tantas maneiras diferentes e  a gente tem que perceber isso cedo. Por isso não se preocupe se não quer/pode seguir uma dessas formas pré-estabelecidas. E, se você mudar de ideia depois de um tempo, e quiser sim ter todos os 3 itens acima: pode ter. As pessoas mudam de ideias e vontades ao longo da vida. 

O importante é: fica calmo, tá?
A vida pode parecer bem confusa e assustadora, mas melhora. Piora também, é verdade, mas sempre melhora - e as coisas boas que ela te dá sempre são maiores que o resto. Pode soar clichê (e é), mas são essas coisas boas, muitas vezes simples pra caramba, que fazem com que a vida pareça (e seja) incrível.
;)

2 pessoas viram:

  1. Eu estava precisando desse texto. Obrigada <3

    ResponderExcluir
  2. Hoje foi um dia difícil, não porque aconteceu alguma coisa de muito ruim, mas porque comecei a pensar no que fazer para melhorar, para me sentir bem comigo mesma... (ultimamente não esta sendo assim). E comecei a ler seus textos, (eu também amo escrever) e hoje, por causa do desânimo eu quase tomei a decisão de nunca mais escrever (tudo por causa de uma opinião alheia de que preciso ter uma imagem mais infantil já que meu livro é infantil) mas depois que li seus textos algo dentro de mim esta gritando "NAO DESISTA. VOCE É MUITO MELHOR DO QUE ELES POSSAM IMAGINAR"... E é isso. Nunca pare de escrever Vi, nunca!bjss

    ResponderExcluir

<< >>