6 motivos para assistir “O Clube dos Cinco”

Essa postagem, originalmente, foi postada aqui em algum dia do ano passado (ou de 2013. sei lá). Mas salvei antes do reboot pra reaproveitar. rs 
Como ontem o filme completou 30 anos (segundo o AdoroCinema), é o melhor momento pra repostar e tentar convencer o resto da humanidade que ainda não assistiu esse filme.

Assisti "O Clube dos Cinco" na adolescência e ele se tornou, automaticamente, um dos meus filmes preferidos da vida. Se você nunca assistiu merece uns tapas está perdendo um dos maiores clássicos dos anos 1980, que continua fazendo sentido hoje em dia.
Sinopse: Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam


Se você nunca assistiu, vou te dar uma lista com 6 motivos pra você criar vergonha nessa cara! ver: 

1. A história continua atual 
Apesar de ter sido gravado em 1985, o roteiro gira em torno de 5 adolescentes e suas crises (drogas, crises existenciais, bullying e o medo de se tornarem cópias dos seus pais). Mais atual que isso, só se tivesse o facebook... 

2. É um filme do John Hughes 
Esse deveria ser o motivo 1, pra início de conversa. rs John Hughes só fez filmes incríveis - e que com certeza fizeram parte da sua infância/adolescência: Mulher Nota 1000; Curtindo a Vida Adoidado; A Malandrinha; Férias Frustradas; Esqueceram de Mim (♥) e outros trocentos títulos que você pode conferir na Wikipédia! rs  
O homem entendia tão perfeitamente sobre o "universo adolescente", que escreveu o roteiro desse em 2 dias! Gênio. ♥


3. Diferente dos outros filmes sobre o High School 
Tá. Tem a patricinha popular, o atleta e o nerd, mas eles não são os estereótipos dos outros filmes sobre esse gênero. Eles são mais do que seus "títulos". Inclusive, tem uma cena LINDA onde o atleta conta sobre o motivo dele estar em detenção e como ele se sente com o que fez pra merecer isso. 
Só pra vocês terem uma ideia, "Clube dos Cinco" é o filme número 1 no ranking da revista Entertainment Weekly sobre os 50 melhores filmes High School. 

4. O elenco 
Boa parte das cenas foram criadas pelos atores. A cena clássica onde os 5 sentam em um círculo e começam a conversar foi toda "inventada" por eles. Não havia falas no roteiro, cada ator poderia falar o que quisesse. Além disso, se você pensar bem, vai lembrar de vários filmes com essas pessoas. 

O nerd Brian, foi interpretado pelo Anthony Michael Hall. Que gravou alguns filmes "clássicos dos anos 1980" (como Gatinhas e Gatões, Mulher Nota 1000, Edward Mãos de Tesoura). Assim como sua colega,Molly Ringwald, que além da patricinha Claire, foi um dos rostos mais famosos na época, gravando quase 30 filmes em 2 décadas! Uma curiosidade é que os dois eram os únicos adolescentes, de fato. Ambos tinham 17 anos.  

Já Emilio Estevez (que faz o atleta Andrew) e Ally Sheddy (a esquisita Ally) tinham 23 anos. Judd Nelson (o "marginal" John) estava com 26 anos. Os três gravaram no mesmo ano o incríííível St. Elmo's fire (em português: "O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas"), onde faziam papéis de jovens adultos, recém-formados na faculdade. rs 


5. A trilha sonora
Como todos os filmes dos anos 1980, as músicas são ótimas, principalmente a música tema "Don't You Forget About Me", do Simple Minds.

6. A redação 
Um dos castigos (além de ficar o sábado todo dentro da biblioteca) era escrever uma redação de mil palavras dizendo o que eles pensam sobre si mesmos. O filme começa e termina com essa redação. E é incrível! ♥ 
Caro Sr. Vernon, 

 aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, pelo que fizemos de errado, mas acho que você está louco por nos fazer escrever um texto dizendo o que nós pensamos de nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar. Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta? 

Sinceramente, o Clube dos Cinco.

2 pessoas viram:

  1. Vi postagens desse filme no Tumblr no começo do ano passado e sempre tenho a vontade de assistir-lo (assim como sociedade dos poetas mortos), agora lendo esse post a vontade é maior :X.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitória! Nunca assisit esse filme, mas já fiquei encarando ele no Netflix algumas vezes... Vou dar uma chance ok? rsrsr adorei a redação do final.
    bj,
    Manu
    http://manuetudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

<< >>